Conheça os benefícios da combinação entre cerveja e esporte

155
cerveja e esporte

Por Rodolfo Bosqueiro
@umami.sommelieria 

De início, é importante salientar que o excesso no consumo de bebidas alcoólicas é prejudicial à saúde. Isso estabelecido, tenha sempre em mente que os benefícios citados aqui são referentes ao consumo moderado de cerveja.

De acordo com estudos realizados pela Sociedade do Câncer dos Estados Unidos, o consumo moderado de bebidas alcoólicas (como cerveja, vinho ou até destilados) ajuda na prevenção de doenças cardíacas.

Da mesma forma, a taxa de mortalidade é reduzida para pessoas que consomem de uma a duas doses diárias (250ml a 500ml) de cerveja. Por outro lado, esse índice se torna mais alto para aqueles que consomem mais do que isso, ou até para os que nem consomem bebidas alcoólicas.

Claro que esses dados são baseados em indivíduos que não possuem nenhuma restrição preexistente de saúde que impossibilite ou limite o consumo de bebidas alcoólicas. Então, é sempre bom ficar atento para que os benefícios esperados não tenham efeitos contrários.

O consumo de cerveja como forma de hidratação pós-treino é comprovadamente benéfico à saúde. A cerveja (de boa qualidade) é rica em Magnésio, mineral essencial ao nosso corpo, principalmente após as atividades físicas.

Além disso, possui água, proteínas, vitaminas, sais minerais, fibras, carboidratos e as já conhecidas propriedades antioxidantes do lúpulo.

De acordo com as recomendações, essas cervejas devem ser preferencialmente de baixo teor alcoólico (entre 3% e 4% ABV) e de boa qualidade.

Modalidades cervejeiras

Hoje em dia está cada vez mais comum encontrarmos modalidades de esportes associadas ao consumo de cerveja.

Talvez o esporte cervejeiro mais comum nos dias de hoje seja a corrida de rua. Elas são organizadas por grupos de corrida ou até mesmo pelas cervejarias e têm se espalhado por todo o mundo, ganhando cada vez mais adeptos.

Nessa dinâmica, os atletas fazem os percursos estipulados e após o exercício participam de uma degustação de cervejas, combinando a atividade física, o entretenimento e a propagação da cultura cervejeira.

No Brasil, um grupo tem se destacado na organização desses eventos: o Alpha Beers  Outro exemplo é o Mikkeller Running Club– grupo de corridas da cervejaria dinamarquesa Mikkeller – que tomou tamanha proporção, tal que reúne integrantes no mundo todo.

Outra modalidade desportiva que tem dado as caras no cenário cervejeiro mundial desde 2015, é a chamada “Beer Yoga

– criada por duas yogis profissionais e apaixonadas por cerveja – Emily e Jhula.

De acordo com as precursoras dessa atividade, que envolve a prática das posições da Yoga ao mesmo tempo em que você degusta uma cerveja, ela desafia o seu cérebro a ficar em equilíbrio.

A cerveja e a Yoga são terapias centenárias que trazem benefícios para mente, corpo e alma. Assim, o prazer de apreciar uma cerveja e a plena atenção da Yoga se complementam e resultam em uma experiência energizante.

Você conhece mais alguma modalidade desportiva que combine com os benefícios proporcionados pela cerveja? Então conta pra gente!

E para finalizar, nada mais adequado que um brinde… Saúde!

COMPARTILHAR