3 dicas para degustar cerveja como um beer sommelier

314
dicas para degustar cerveja como um beer sommelier
dicas para degustar cerveja como um beer sommelier

Você já domina a arte de degustar cerveja como um beer sommelier? Com as dicas que reunimos aqui, a hora de tomar cerveja vai ficar muito mais prazerosa!

Nós reunimos alguns passos que você precisa seguir para tornar sua degustação mais especial e refinada. Você vai ver: suas cervejas ficarão mais saborosas, você vai entender muito mais do assunto e sua experiência será muito mais intensa!

Prepare-se:

Pesquisa

A primeira dica para degustar cerveja como um beer sommelier vem antes mesmo da degustação. Tudo começa na pesquisa! Então, quando você estiver definindo os cinco rótulos que devem estar na sua seleção, aproveite para aprender mais sobre as cervejas.

É sempre bom fazer uma pesquisa para não criar falsas expectativas. Aqui estão alguns pontos que você deve conhecer antes de beber: leia sobre a marca, descubra a origem da bebida e saiba tudo sobre o processo de produção. Ah, também é bom ficar a par do que você vai encontrar no seu rótulo: veja quais são as características da bebida, como aroma, sabor, aparência, etc..

Copo

Tão importante quanto a bebida, é a sua apresentação. Por isso, capriche no copo!

Cada estilo de cerveja tem um tipo específico, mas a regra geral é sempre usar um que tenha a boca mais larga e que possibilite sentir o aroma da bebida. Existem modelos coringas que você pode apostar, como o Tulipa, o Pint, o Lager e o Caldereta.

Outra coisa muito importante na hora de degustar cerveja é usar um copo limpo para cada degustação. Assim, os odores não se misturam e não atrapalham a experiência que cada bebida pode oferecer. E lembre-se: o seu copo deve estar em temperatura ambiente para receber a breja.

Temperatura

Por mais que a maioria das pessoas acredite que cerveja boa é cerveja gelada, esse é um dos maiores mitos que cerca a bebida. Se ela estiver muito gelada, alguns de seus detalhes podem passar desapercebidos.

Então, preste atenção na temperatura! Cervejas Pilsen, Witbiers ou Larger mais claras devem ser mantidas entre 0 e 4 °C. As de Trigo claras e as Lambics devem ser apreciadas entre 5 a 7 °C. Já as cervejas Lagers escuras, Ipas, Pale Ales, Amber Ales, Trigo escuras, Porters, Vienna e Bock devem estar com temperatura entre 8 a 12 º C. Por fim, as Trapistas, Strong Ales, Imperial Stout e as Bocks devem ter entre 13 e 15ºC.

Pra ficar mais fácil: quanto mais complexa e encorpada, menos gelada a sua breja deve estar.

Gostou das dicas? Agora, é só selecionar seus rótulos favoritos, organizar sua degustação (das cervejas mais leves até as mais encorpadas) e começar a melhor parte: beber!

E se você quiser ir ainda mais além, temos algumas dicas para você seguir na hora do brinde! Baixe nosso guia!

Se ficar difícil escolher as melhores garrafas para a degustação, relaxe! No nosso clube, você encontra as melhores cervejas, escolhidas a dedo de acordo com as suas preferências. Conheça!

COMPARTILHAR