Cervejas premiadas: o que faz um rótulo ser referência

29
Cervejas Premiadas
Cervejas Premiadas

melhor cerveja do mundo pode variar no meu conceito e no seu. Mas uma coisa nós temos que reconhecer: as cervejas premiadas saem alguns passos na frente de rótulos comuns, pois são reconhecidas como um ponto de referência para outras produções. 

E é justamente sobre cervejas premiadas que queremos falar hoje. Você sabe quais são os critérios que elas precisam suprir para serem reconhecidas como as melhores brejas do mundo? Entende como é o mecanismo das premiações? Nós contamos agora! 

O que faz uma cerveja premiada?

Uma medalha ou um troféu nas premiações nacionais e até mesmo internacionais agrega muito valor para o rótulo e para a cervejaria, afinal, quem não quer ser aclamado pela crítica especializada? 

Mas esqueça aquela ideia de que cerveja boa para a crítica é aquela cheia de complexidades no paladar. Nem sempre é assim. Elas são maravilhosas, em suas peculiaridades, mas, quando falamos de premiações, qualquer cerveja tem chances no páreo. Os caras usam critérios técnicos e tentam deixar o gosto pessoal mais de lado.  

Um dos principais critérios técnicos dos juízes é que a breja corresponda a todas as definições do seu estilo. Por exemplo, uma pilsen, ao final, deve fazer um “limpa” no paladar. Mas essa não deve ser a única exigência em uma premiação, afinal, onde fica o espaço para inovação? 

É aí que entram as preferências pessoais dos avaliadores. Muitos beer sommeliers e juízes afirmam que as cervejas premiadas são resultado de uma avaliação que usa como critério os aspectos técnicos e o gosto pessoal – com moderação, claro.  

Daí entra a interpretação de cada um: alguns valorizam mais a inovação e as ousadias que a marca traz, outros são mais críticos em relação às normas de cada estilo, outros observam fatores como espumacoraroma, etc.. 

E como são as premiações?

O processo costuma ser bem linear na maioria das premiações: as cervejarias se inscrevem em determinado concurso e depois vão passando pelas peneiras, até chegarem à lista oficial de indicadas ao prêmio. A World Beer Awards tem um processo bem legal. Ela faz uma seleção regional e depois vai ampliando geograficamente a disputa, até restar somente a nata para a avaliação dos jurados. Alguns concursos têm categorias de voto popular, para deixar a escolha das cervejas premiadas mais democrática. 

E qual é seu voto? 

Mas lembre-se: por mais que existam vários critérios técnicos, a melhor cerveja do mundo pode ser diferente pra gente e pra você. E, vamos combinar, só dá para descobrir experimentando! 

Se você estiver à procura do melhor rótulo de todos, talvez seja hora de conhecer nosso clube de cervejas. Todo mês escolhemos rótulos para você provar. Temos as garrafas mais premiadas e aclamadas pela crítica. Mas a melhor é você quem diz. 

Quero conhecer! 

COMPARTILHAR