Cerveja é melhor pós-treino do que água, dizem cientistas

Pesquisa da Universidade de Granada, na Espanha, indica que a cerveja é um pós-treino melhor do que a água

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Cerveja é melhor pós-treino

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde 2007, uma pesquisa da Universidade de Granada, na Espanha, vem causando polêmica ao afirmar que cerveja é um bom pós-treino. Segundo a pesquisa, um copo de cerveja é melhor na reidratação do organismo após o exercício do que a água.

A suspeita é de que açúcares, sais minerais e gás da cerveja ajudam a absorverem os fluidos mais rapidamente.

O professor Manuel Garzon, da Faculdade de Medicina de Granada, fez sua descoberta após testes com 25 estudantes. Eles foram convidados a correr em uma esteira sob temperaturas de 40ºC, até estarem próximos da exaustão. Quando estavam prestes a desistir, os pesquisadores mediram seus níveis de hidratação, concentração e habilidades motoras.

Pós-treino, metade do grupo recebeu 1,2 litros de cerveja, enquanto o restante dos alunos recebeu água. Depois, ambos os grupos podiam beber quanta água quisessem. O efeito de hidratação nos alunos que receberam cerveja estava melhor do que entre os que receberam apenas água.

O professor acredita que o dióxido de carbono na cerveja ajuda a matar a sede mais rápido. Enquanto isso, os carboidratos substituem as calorias perdidas.

Com base nos estudos, pesquisadores recomendam o consumo moderado de cerveja como pós-treino. Recomenda-se 500ml por dia para homens e 250ml para mulheres. Para fins de comparação: uma pessoa normal perde cerca de um litro de água para cada hora de exercício de suor.

A pesquisa voltou a gerar polêmica em 2011, durante o Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde, em Bruxelas, Bélgica. Em ambas as ocasiões, foi lembrado que a cerveja faz bem dentro de um contexto saudável de vida, com alimentação e prática de esportes.

Além de ser fonte de energia, a cerveja possui proteínas, é rica em vitamina B, sais minerais, antioxidantes e flavonóides.

Ficou com sede? Que tal escolher entre algumas cervejas leves e suaves para o pós-treino? 🙂