Bierland Pumpkin Ale: nossa terceira cerveja da seleção de outubro é uma ótima pedida para o halloween

107
Bierland Pumpkin Ale

Olá BeerNauta, hoje é dia de apresentarmos a vocês a terceira cerveja da seleção desse mês. Estamos falando de uma cerveja no estilo Pumpkin Ale, adocicada e rica em especiarias. Assim é a Bierland Pumpkin Ale, a terceira da seleção do nosso clube de outubro. Para várias opções da seleção de outubro esta cerveja artesanal vem junto com a Giants Orange Splash e com a Revenge

No Brasil este estilo ainda não é muito conhecido, mas o Pumpkin Ale já existe há bastante tempo e surgiu na época da colonização dos estados unidos. O uso de abóbora na receita era uma alternativa para agregar o açúcar necessário para a fermentação das cervejas junto com o malte. São normalmente cervejas com sabor adocicado.

No Pumpkin Ale, a cerveja base pode ser de qualquer estilo e inserção de abóbora em algumas partes do processo de fabricação, seja em pedaços, calda ou pasta.

A receita da cerveja artesanal Bierland Pumpkin Ale foi a ganhadora da 6ª edição do tradicional Concurso Cervejeiro Caseiro da premiada cervejaria de Blumenau. Uma cerveja que leva abóbora em sua composição, equilibrada nos condimentos, de rico aroma que lembra especiarias, como noz moscada, cravo e canela, além de doce de abóbora. Na boca, uma boa cama de malte cria a harmonia perfeita com as especiarias, trazendo muito sabor e complexidade ao conjunto!

Como a Abóbora é sempre lembrada em outubro nas festas de dia das bruxas, a Bierland brinca com a abóbora clássica do Halloween em seu rotulo.

De acordo com a wikipedia, a origem do Halloween traz às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da muita famosa frase “doces ou travessuras”, exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente “fim do verão”).

A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:

A origem pagã do “dia das bruxas” tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta). A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 a.C.) acabou unindo a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo.

Não esqueça que assinando o nosso clube de cervejas artesanais, você compra mais exemplares da Bierland Pumpkin Ale, com o desconto exclusivo que só os nossos sócios possuem.

Esperamos que vocês gostem e na quinta apresentaremos a quarta cerveja da seleção de outubro. Uma cerveja artesanal de trigo e da República Tcheca 😉

Forte abraço,
Equipe The Beer Planet.

COMPARTILHAR