5 tipos de cervejas especiais que você precisa experimentar

2472
tipos de cervejas

Por Rodolfo Bosqueiro
@umami.sommelieria

 

Tipos de cervejas

Às vezes estamos afim de tomar uma cerveja, mas com tantos estilos, rótulos e descrições convidativas, a cabeça dá um nó e a gente não sabe por onde começar. 

Não se preocupe! Vamos te ajudar a transformar essa busca em uma experiência interessante, indicando 5 tipos de cervejas que você precisa experimentar com o objetivo de satisfazer o seu paladar:

tipos de cervejas

Pilsen

Não as confunda com Lager, que é o nome que se dá à família de cervejas de baixa fermentação.

Dentro desse grupo estão as Pilsen, Dunkel, Bock, Schwarzbier, entre outras.

As cervejas do tipo Pilsen são douradas, brilhantes, com amargor e teor alcoólico baixos; têm corpo leve e são refrescantes e versáteis, podendo ser ótima companhia para praticamente qualquer ocasião.

O estilo foi criado na cidade de Pils, na República Tcheca, em 1842, mas com passar do tempo, algumas variações da Pilsen original foram criadas em regiões diferentes, com leves diferenças no paladar, mas sempre seguindo estas características de ser um cerveja leve e fácil de beber.

Alguns ótimos exemplos de cervejas especiais do tipo Pilsen e suas variações são: Czechvar, Bernard Celebration , Weihenstephaner Pils , HB Original  e a Imigração Export .

 

Hefeweizen ou Hefeweissbier

Popularmente chamadas de Weiss ou Weizen, são as cervejas de trigo de origem alemã e as mais consumidas na região da Bavária, onde não é incomum ver um alemão degustando essas cervejas em pleno café da manhã.

Apresentam uma espuma densa e são geralmente turvas por não serem filtradas por isso passam por aquele famoso ritual ao serem servidas no copo Weizen 

Também são refrescantes e apresentam aromas e sabores que remetem à banana e cravo. Você não pode deixar de experimentar essas aqui: Weihenstephaner Hefeweissbier, Memminger Weizen,  Bierland Weizen, e Jacobinus Hefe-Weizen.

 

Witbier

Os belgas também têm suas cervejas de trigo, também chamadas de White Beer (Cerveja Branca), por apresentarem coloração amarelo palha e serem turvas (não filtradas).

Mas a principal diferença delas para as cervejas de trigo do tipo alemãs, é a adição de casca de laranja e sementes de coentro em suas receitas.

Esses ingredientes trazem aromas e sabores cítricos e condimentados para este tipo de cerveja, que são complementados pelas notas frutadas características do fermento belga.

Elas são leves, super-refrescantes e ótimas pedidas para os dias de calor do nosso Verão.

Se você ainda não experimentou esse tipo de cerveja, vale a pena correr atrás de alguns exemplares, como estes: Vedett Extra White, Blanche de Bruxelles , Sud Witbier  e Leuven Witbier The Witch.

 

India Pale Ale (IPA)

As famosas IPAs são cervejas com paladar mais voltado às características do lúpulo, ou seja, são geralmente mais amargas e fazem legiões de fãs pelo mundo, os chamados “Lupulomaníacos.”

Existe hoje uma grande variação de IPAs no mercado. As mais tradicionais são as American IPA e as English IPA. A principal diferença delas está no perfil dos lúpulos utilizados.

A Stone IPA , a Lohn IPA, a Shepherd Neame India Pale Ale  e a Punk IPA  são excelentes exemplares para você provar.

Stout

Estilo nascido no Reino Unido, com características predominantes dos maltes torrados, cor preta e paladar que remete a chocolate, café e cacau.

Existem também diversos tipos de Stouts no mercado.

Se você estiver iniciando sua jornada no mundo cervejeiro, prove primeiro uma Dry Stout, mais leve e seca, com sua famosa representante Guinness Draught , ou a Young’s London Stout.

Agora se você busca uma cerveja mais complexa, encorpada e alcoólica, experimente as Imperial Stouts, como a Schornstein Stout ou a Brooklyn Black Chocolate Stout.

 

Experimente e escolha o tipo de cerveja especial que mais combina com você ou com a ocasião que você estiver.

Em nossa loja virtual você encontra cervejas desses e de outras dezenas de estilos para se aventurar.

 

COMPARTILHAR