Saiba tudo sobre a “Nova IPA” que vem dando o que falar no Brasil

Conheça os rótulos e aprenda a diferença entre IPAs com o The Beer Planet

413
Conheça os diferentes tipos de NE IPA

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em New England IPA, Juicy IPA, Hazy IPA, Vermont IPA ou North East IPA (NEIPA), já que os seus exemplares são hoje os mais comentados no mercado de cervejas artesanais. Mas sabe exatamente o que deve encontrar na hora de degustar uma delas?
Vamos começar por sua origem. O criador foi o cervejeiro John Kimmich da cervejaria The Alchemist Brewery, localiza na cidade de Waterbury no estado de Vermont. O primeiro rótulo, a cerveja Heady Trooper, foi criado em 2003 e já ganhou os paladares dos consumidores locais. Mas apenas em 2011, com a ampliação da planta da cervejaria, ela foi enlatada e começou a ganhar os Estados Unidos, e posteriormente, o mundo.
Infelizmente, até agora é impossível degustar uma NEIPA americana no Brasil por dois motivos: por não serem pasteurizadas e o tempo de trânsito até aqui iria deixá-las sem os aromas esperados, e também porque normalmente são produzidas em lotes menores e com distribuição mais local. Mas não precisa se desesperar, pois os cervejeiros nacionais já começaram uma busca incessante de reprodução destas cervejas e hoje já conseguimos encontrar bons rótulos por aqui. O que elas têm de tão diferente das já conhecidas IPA’s? As principais características da New England que você irá encontrar são:

1 – Turbidez

 Bem parecida com a que encontramos no estilo Weiss, mas que nas IPA’s tradicionais não é aceitável. Isso ocorre por não serem filtradas e/ou por ser utilizado trigo, aveia ou centeio em suas receitas.

2 – “Juicy

Suculentas em tradução livre, relativo ao corpo aveludado e por serem mais encorpadas.
3 – Aroma frutado intenso

Remetendo a frutas tropicais como manga, abacaxi, pêssego e melão, devido as espécies de lúpulos utilizados, como Azzaca, Equinox, Mosaic e os neozelandeses Nelson Sauvin e Galaxy.

4 – Amargor aparente

Mas de baixa persistência, ou seja, com baixa adstringência. O intuito aqui é aproveitar ao máximo os aromas provenientes dos lúpulos.

5 – Teor alcoólico elevado,

Boa parte das cervejas apresentam um teor alcoólico elevado, mas que normalmente estão tão bem inseridos que passam despercebidos.

Confira estas duas novidades que chegaram na loja The Beer Planet, que você pode adquirir e receber na sua casa:

IPA
Roleta Russa New England I

Roleta Russa New England IPA 500ml – 6,5 % ABV

De coloração âmbar, apresenta turbidez devido à adição de trigo e aveia, que também conferem deliciosa textura aveludada. Uma carga extrema de lúpulos americanos e australianos garante notas frutadas marcantes, além de muito sabor e um tiro de amargor!

 

 

IPA
Cerveja Tupiniquim Supernova Lata

Tupiniquim Supernova Lata 473ml – 7,0% ABV

A primeira lata lançada pela Tupiniquim, uma das cervejarias mais aclamadas atualmente. Com coloração dourada turva e uma boa formação de espuma, os aromas cítricos e frutados da generosa carga de lúpulo logo tomam o ambiente. Na boca, um corpo aveludado é percebido onde o dulçor de frutas e o amargor marcante se equilibram perfeitamente.

 

E você, já experimentou alguma? Nossa dica é harmonizar com carnes vermelhas, bacon, carnes de caça (pato, javali, cordeiro), hambúrguer, pizza calabresa, queijos duros, pratos condimentados e sobremesas à base de frutas cítricas, como torta de limão. Faça o teste e conte pra a gente o que achou!