DICA DE CERVEJA: GULDEN DRAAK

290

As cervejas belgas são distintas de todas as outras. Com seu perfil de teor alcoólico mais elevado, corpo denso, espuma generosa, aromas frutados e sabores ricos em especiarias. Muitos estilos são nativos da Bélgica, como o Belgian Dark Strong Ale, que tem na Gulden Draak (dragão dourado) um dos seus melhores exemplares. Conheça aqui mais um pouco desta deliciosa cerveja!

Cerveja Gulden Draak 330ml

Origem: Bélgica

Estilo: Belgian Dark Strong Ale

Amargor: Alto

Teor alcoólico: 10,5% ABV

DESCRIÇÃO DO SOMMELIER:

“Deliciosa cerveja belga escura que passa por re-fermentação na garrafa. Complexa e fácil de beber, com aromas e sabores tostados, que lembram café e chocolate. Premiada e considerada a melhor do mundo em 1998, leva o nome da estátua de ouro da torre do relógio de Ghent (Bélgica), em forma de navio viking, dada à Constantinopla em 1111, durante as cruzadas, e trazida de volta pelo Conde de Flandres e Imperador de Constantinopla, 100 anos depois. Seu nome quer dizer dragão dourado!”

Olho: marrom escuro, boa espuma

Nariz: frutado, tostado, floral, caramelo

Boca: encorpada, frutado, tostado, floral, especiarias, final amargo

Ingredientes: Água, malte de cevada,lúpulo e levedura.

Harmonização: Carne de panela, cordeiro, faisão, fígado, foie gras, goulash, javali, ossobuco, pato, perdiz, rabada, terrine, veado,tiramissú.

Indicação do Beer Sommelier: Pato com laranja.

Temperatura de Serviço: 8 a 12º

INFORMAÇÕES SOBRE A MARCA

A cervejaria Van Steenberge, também conhecida com Brouwerij Bios ou Schelfaut, foi fundada em 1791na aldeia Ertvelde,no leste de Flandres, Bélgica.

Seu fundador, Jean Baptiste De Bruin, era casado com Angelina Petronella Schelfaut. Depois de sua morte, a cervejaria foi assumida pelo seu sobrinho Joseph Schelfaut, cuja filha casou-se com Margaret Paul Van Steenberge, que também era um político e professor.

Em 1919,adotou o nome de Brouwerij Bios e mais tarde as novas gerações foram assumindo a cervejaria: seu filho José Van Steenberge, em 1962, o neto Paul Van Steenberge, em 1990, e o neto Jef Versele, em 1998.

Compre clicando aqui ou em www.thebeerplanet.com.br/draak.

Conheça outras cervejas belgas clicando aqui ou em www.thebeerplanet.com.br/belgica.