Conheça a taça da Duvel: a mais desejada do mundo

258

A taça da cerveja belga Duvel não é apenas linda, com formas em curvas que ajudam a preservar e ressaltar as suas principais características, mas também por detalhes que fazem dela uma das taças mais admiradas e desejadas do planeta!

Tecnicamente é uma tulipa padrão, ao contrário do que a maioria dos brasileiros classificam como sendo uma tulipa.

O que aqui no Brasil chamamos equivocadamente de tulipa é um copo “pilsner”, apropriado para cervejas lager de estilo Pilsner.

As tulipas, como o nome diz, possuem o formato da flor que lhes batizou. Arredondadas em baixo, no bojo, com paredes que sobem se estreitando até abrirem em uma borda curvada, sobre uma haste curta e uma boa base que lhes garanta equilíbrio sobre a mesa quando cheias.

taca-duvel-03

O bojo bem arredondado, formando um semicírculo completo, ajuda no momento em que a cerveja do estilo Belgian Golden Strong Ale é servida, preferencialmente em um ângulo de 45 graus para não estimular a formação excessiva de espuma, que é generosa neste estilo. Quando a cerveja atinge o vidro delicadamente em ângulo, circula por toda a circunferência, ajudando a areja a cerveja sem causar muita expansão de gás carbônico e a criação de uma espuma excessiva.
As paredes que se afunilam e se estreitam até a boca servem para guardar o creme, que no caso da Duvel é bem denso.
O bocal é curvado para fora para que o líquido escorra com facilidade por baixo do creme e para fora da taça ao ser colocado nos lábios, sem que a espuma atrapalhe a degustação.

Essas são características comuns aos copos de cervejas belgas que apresentem os mesmo atributos da Duvel. Porém, a taça da Duvel tem um segredo que nenhuma outra tem. Já reparou no perlage vigoroso que ela produz? São aquelas bolhas que se formam no fundo da taça, pela expansão do dióxido de carbono que está em estado líquido e que forma a bolha ao ser liberado da pressão que fica na garrafa antes dela ser aberta.

taca-duvel-01

É que a taça da Duvel tem um detalhe esculpido no vidro, no fundo dela. Veja na foto abaixo:

taca-duvel-04

taca-duvel-05Quer comprar essa taça? Clique aqui.

Quer aprender a servir uma cerveja com perfeição? Clique aqui.

Quer saber como deixar sua taça de cerveja bem limpa? Clique aqui.

Quer conhecer outros copos de cervejas especiais? Clique aqui.