Conheça a origem do estilo India Pale Ale

646

Charles-Wells-IPA---new2Todos os anos os cervejeiros do mundo inteiro comemoram o IPA Day na primeira quinta-feira do mês de agosto, um dia dedicado ao estilo mais venerado por aqueles que apreciam cervejas especiais. Mas as IPA não são apenas deliciosas, elas também possuem muita história para contar.

IPA é a sigla de India Pale Ale, uma cerveja de alta fermentação super lupulada que tem sua origem na época em que a Índia era uma das principais colônias da Inglaterra. No final dos anos 1.700, a presença inglesa na Índia era grande devido sua importância estratégica como principal mercado produtor das especiarias consumidas na Europa. Os soldados e marinheiros civis estavam sedentos por cervejas da terra natal, especialmente porque a água potável era escassa para todos.

Naquela época os estilos mais populares eram Pale Ale e Porter, sendo que este último não combinava muito com o clima quente da Índia. Já as Pale Ale sofriam com o calor do interior do navio e a constante agitação do mar, chegando estragadas ao seu destino, provocando a decepção dos ingleses que percebiam a alteração no sabor da bebida em comparação com a lembrança que tinham das suas Ales.

A primeiro cervejeiro que chegou com uma solução para este problema foi George Hodgson da Bow Brewery, que percebeu que níveis elevados de álcool e de lúpulo iriam retardar a deterioração da cerveja. Ele partiu do estilo mais leve e acrescentou cargas extras de lúpulo e de malte, criando assim um processo que garantia às suas Pale Ale chegarem à Índia sem estragar.

No começo houve um certo estranhamento ao sabor mais amargo, mas que logo foi superado e a cerveja caiu no gosto dos oficiais, soldados e marinheiros que fizeram a fama do estilo IPA. George Hodgson ficou por 50 anos produzindo e comercializando suas cervejas quase como um monopólio!

colonial-times-hobart-feb-19-1830-ipaA primeira vez que se tem notícia de que o termo India Pale Ale foi utilizado data de 1829 em um anúncio de jornal, como este de 1830, que define a EIPA (East India Pale Ale) como “a melhor bebida do verão”.

Conheça mais cervejas do estilo IPA, clicando aqui.