Cerveja combina com tudo. Duvida?

16

 

A cultura cervejeira chegou com força total no Brasil. E está impressionando quem está começando a se interessar por cervejas especiais.

Assim como aconteceu com o vinho há cerca de 20 anos atrás, nós estamos aprendendo o que é cerveja de qualidade, feita com ingredientes nobres e de grande vocação gastronômica. Antigamente, só conhecíamos as cervejas leves, claras, de baixo teor alcoólico e com pouco amargor.

Até aquela cerveja preta que os nossos pais e avós costumavam dizer que era boa para mulheres que estavam amamentando, hoje nós sabemos que é feita com xarope de caramelo. Nada contra as cervejas pretas docinhas, mas tudo a favor das cervejas pretas feitas somente com malte de cevada torrado, que deixa a cerveja bem mais amarga.

Na gastronomia, estamos descobrindo perplexos que cerveja combina com tudo, até com aqueles pratos difíceis de harmonizar com o vinho, como chocolate e ovo, por exemplo. Isso mesmo, chocolate e cerveja fazem uma parceria incrível. Lógico que não a cerveja clara, porque é o amargor do malte torrado que encontra semelhança nas notas de torrefação presentes no chocolate e faz a harmonização ficar tão perfeita.

Impressionado? Então te proponho um exercício delicioso. Escolha uma cerveja preta do estilo Stout e beba comendo um trufa de chocolate meio amargo. Loucura? Experimenta e depois me diz. Não tem erro!