A estrela de seis pontas do mestre cervejeiro

68

Apesar da estrela de seis pontas da cerveja ser idêntica a Estrela de Davi judaica as origens são diferentes. Séculos atrás a produção da cerveja era relacionada à alquimia e a estrela de seis pontas representava o equilíbrio perfeito dos elementos principais que o cervejeiro manipulava: a água, representada pelo triângulo que aponta para baixo, e o fogo, representado pelo triângulo que aponta para cima.

A fabricação de cerveja e consequentemente os cervejeiros passaram então a ser identificados pela estrela de seis pontas, que se tornou um símbolo de cerveja e cervejaria. As tavernas que serviam cerveja também eram identificadas com a estrela do cervejeiro.

BrewersStar-Metal

Faz pouco tempo as cervejarias ainda identificavam cerveja com a estrela de 6 pontas e algumas cervejarias ainda trazem este símbolo da cerveja em suas marcas ou rótulos.

brewerstarKegs&Brewers

Mesmo tendo origens diferentes da estrela judaica, a estrela de seis pontas do mestre cervejeiro, a Brewers Star, também traz significado semelhante, o equilíbrio de forças opostas e complementares, como Yin-Yang, feminino e masculino.

Alchemy-Chart

Por último, há quem diga que os dois triângulos representam os “elementos” utilizados na fabricação (água, fogo, ar) e os “ingredientes” da receita (água, malte, lúpulo).

Beba uma cerveja para comemorar. Escolha clicando aqui.

Fonte: brewingmuseum.org