5 copos coringas que não podem faltar para degustar suas cervejas!

948
Copos variados

Seja em casa ou em um bar com os amigos, tomar sua cerveja favorita é digno de um happy hour. E você já deve ter percebido que cada tipo de cerveja que você pede no bar o garçom traz em um copo diferente. Pode parecer frescura, mas a explicação é mais específica do que pode parecer.
O tipo de copo influencia diretamente na apresentação da cerveja e na experiência individual de cada estilo, desde a formação da espuma à liberação do aroma. Por isso, não ache que cada cervejaria procura criar seus copos apenas com o intuito de divulgação da marca. As características da cerveja são levadas em consideração ao desenhar o copo, para que o formato seja o mais adequado e as principais características da cerveja sejam exaltadas.
Por outro lado, hoje existem mais de 120 estilos de cervejas e fica quase impossível ter todos em casa ou comprar um novo a cada marca que você for degustar. Por esse motivo, elegemos os 5 principais copos, para que você consiga fazer suas degustações e aproveitar ao máximo as características de cada estilo. Vamos a eles:

1 – Pint

Pint Stout 580ml - The Beer Planet Coleção EstilosCopo Pint Shipyard Summer 473ml
Esse é um dos mais versáteis copos que temos, com seu formato simples e que comporta uma boa quantidade de cerveja. Sua base mais estreita que a boca ajuda a não esquentar rapidamente a cerveja. Também considerado como uma unidade de medida, sendo equivalente a 473ml nos Estados Unidos e 568 ml na Inglaterra. Use-o para degustar os estilos Bitters, American Pale Ale, Stouts, India Pale Ale, Brown Ale, Extra Special Bitter (ESB) e Porters.

2 – Tulipa

Taça Delirium Tremens 330mlTaça Karmeliet Tripel 300ml
De tamanho normalmente baixo, um elegante corpo arredondado e um boca mais estreita permite que você deguste a cerveja sem mexer muito na espuma, assim como na retenção da carbonatação e da temperatura do líquido. Ela lembra uma taça de conhaque, mas com a borda virada para fora que encaixa perfeitamente na boca. Sinta-se à vontade para usá-la com uma Belgian Strong Ale, Bock, Tripel, Saison e Lambics.

3 – Cálice

Taça Belgian 380ml - The Beer Planet Coleção EstilosTaça Chimay 330ml
Também conhecido na Bélgica como Goblet, esse tipo de copo é ideal para cervejas mais encorpadas e que apresentam notas sensoriais complexas, pois a abertura da boca possibilita sentir os aromas enquanto você dá um gole na cerveja, assim como sua haste evita a transferência de calor para o líquido. Normalmente são bem trabalhados e cheios de ricos detalhes, como um entalhe no fundo que permite a alimentação constante da espuma. Dentre os estilos que podem ser degustado estão as Trapistas, Dubbel, Tripel e Quadrupel.

4 – Pilsner

Taça Brassaria Ampolis Windsor do Mussum 300mlTaça Coruja Roma 300ml
Um clássico modelo para diversos estilos de cervejas, também conhecido como Pokal. Possui uma boca mais estreita, que proporciona a retenção e direcionamento de aromas não tão evidentes, assim como ajuda a sustentar a espuma por mais tempo. Experimente utilizá-lo para cervejas dos estilos American Lager, Pilsner, Vienna Lager, Dunkel, Blond Ale, Helles, Bock e Doppelbock.

5 – Weizen

Copo Weihenstephaner Weiss 500mlCopo Schornstein Weizen 500ml
Esse é um dos modelos que, apesar de não ser ideal para outros estilos, é essencial ter um exemplar em casa para aproveitar o melhor das suas cervejas de trigo. Como os principais rótulos do estilo são encontrados em garrafas de 500ml, esse copo proporciona servir todo o líquido, apreciando a beleza de sua cor e armazenando o grande e cremoso colarinho que é formado quando servido o fundo com as leveduras, além de uniformizar o paladar da cerveja do início ao fim.

Conte para a gente quais você já tem!! Para completar sua coleção, você pode adquirir na loja The Beer Planet e receber em casa.