3 cursos cervejeiros para você aproveitar ainda melhor seu o clube

646

Se você está em busca de conhecimento sobre cervejas artesanais, o clube de assinatura do The Beer Planet com certeza vai te ajudar. Você escolhe o plano que mais combina com seu paladar e recebe todo mês em casa uma Beerbox®, com seleção feita pelo nosso beer sommelier. Assim, você passa a conhecer novos rótulos, estilos e cervejarias, com informações completas como notas sensoriais, teor alcoólico, nível de amargor e até dicas de harmonização! Mas para aproveitar ainda melhor o clube e entender tudo sobre esse delicioso universo, indicamos 3 modalidades de cursos cervejeiros presenciais e online. Confira:

1 – Curso de Introdução

cursos cervejeiros
Curso de Introdução

Este curso é semelhante ao de Sommelier de Cerveja, porém os assuntos são abordados de forma introdutória, com carga horária reduzida. O Instituto da Cerveja realiza esta modalidade em diversas cidades pelo Brasil e está com turmas abertas para São Paulo capital e interior, Londrina/PR e Petrópolis/RJ. A duração é de 12 horas e a ementa conta com explicações sobre a diferença entre a cerveja especial e a mainstream, história da cerveja, técnicas de degustação, matérias-primas, famílias e escolas cervejeiras, além de curiosidades e uma breve iniciação à harmonização.

Caso você seja entusiasta mas não possa investir por enquanto, ou ainda não tenha um curso deste na sua cidade, uma dica para aprender mais é buscar vídeos no bom e “velho” YouTube. Há diversos canais cervejeiros para seguir, como o Maria Cevada, onde fazem degustações guiadas e dão dicas interessantes sobre o tema.

2 – Curso de Sommelier

cursos cervejeiros
Curso de Sommelier

Já se você quer se tornar especialista no assunto, o curso de Sommelier de Cerveja é o ideal. Para adquirir esta certificação ainda não há a opção de ensino à distância, pois é preciso realizar as degustações presencialmente. Mas para te ajudar a encontrar a opção mais próxima a você, listamos as principais instituições e as cidades onde atuam:

Escola Superior de Cerveja e Malte​ – Com sede em Blumenau/SC, a ESCM passou a realizar este curso em outras cidades brasileiras, e está com inscrições abertas para turma em Vitória/ES. Hoje é a única instituição que possui certificação pela Doemens Akademie.

Science of Beer ​- Explorando diversos cantos do país, há turmas abertas para São Luís/MA, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Guarapava/PR, Santos/SP e Florianópolis/SC. As informações e inscrições estão concentradas na página sobre o curso.

Instituto da Cerveja​ – O ICB tem inscrições em cidades do Sul e Sudeste, como Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP (no formato intensivo, aos sábados e às terças e quintas).

3 – Curso de Produção

cursos cervejeiros
Você pode aprender sobre água cervejeira, malte, lúpulo, boas práticas de fabricação

E se você quer começar a produzir cerveja em casa ou aprender sobre os insumos cervejeiros e processo de produção, há cursos presenciais em todo o país e até mesmo pela internet. Através dos cursos à distância da Escola Superior de Cerveja e Malte, você pode aprender sobre água cervejeira, malte, lúpulo, boas práticas de fabricação, dentre outros temas.
Outra alternativa online é INEAD (Instituto Nacional de Ensino à Distância), que disponibiliza um curso gratuito de produção caseira e emite certificação mediante o pagamento de uma pequena taxa.


Como pode ver, são muitas as oportunidades para se profissionalizar ou aprimorar o seu hobby. Mas lembre-se que é importante estar sempre se atualizando e degustando diferentes cervejas. Para isso, continue acompanhando o nosso blog e conte sempre com o The Beer Planet para receber em casa as melhores cervejas do Planeta!